Microcontrolador Fácil |
![]() ![]() |
Microcontrolador Fácil |
May 13 2008, 02:13 PM
|
|
![]() Administrador do Fórum ![]() ![]() ![]() Grupo: Administradores Posts: 397 Registrado: 7-March 08 De: São Paulo (Brasil) Membro N°: 3 Meu CarPC: mobiPC UNO Processador VIA C7 1GHz 1GB RAM HD 100GB SATA Windows XP Centrafuse XLE RC3 ELM327 TV Digital |
Pra quem gosta do faça você mesmo vai um link interessante: http://www.arduino.cc/.
O Arduino é um projeto com chip Atmel que pode ser programado direto na USB do micro, com linguagem C. Vale a pena conferir. Abraços, -------------------- |
|
|
|
May 28 2008, 05:14 PM
|
|
|
Membro ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 18 Registrado: 22-May 08 Membro N°: 85 |
Fabio,
Jah tem gente produzindo ele nacional... www.tato.ind.br Fica aqui no Brooklin, comprei ele na versao mais em conta (com menos memoria) por R$ 99,00 abracao, |
|
|
|
May 28 2008, 06:05 PM
|
|
![]() Administrador do Fórum ![]() ![]() ![]() Grupo: Administradores Posts: 397 Registrado: 7-March 08 De: São Paulo (Brasil) Membro N°: 3 Meu CarPC: mobiPC UNO Processador VIA C7 1GHz 1GB RAM HD 100GB SATA Windows XP Centrafuse XLE RC3 ELM327 TV Digital |
Eu sei. Compramos uns kits deles também. Além disso eles vendem um sensores bem interessantes.
O problema do Arduino é a memória. Você espirra e ela acaba. Não dá pra fazer uma coisa muito rebuscada. Além disso o sistema o interface USB, que usa um chip FTDI é sensível e muitas vezes não starta. Prefiro PIC à Atmel. Abraços, -------------------- |
|
|
|
May 28 2008, 08:34 PM
|
|
![]() Membro Avançado ![]() ![]() ![]() Grupo: Moderadores Posts: 191 Registrado: 24-March 08 De: São Paulo Membro N°: 31 |
Bem legal esse negocio !!!! e baratinho
|
|
|
|
May 29 2008, 01:08 AM
|
|
Tenho um desses na sala do meu escritório... levo na 3a pra todo mundo ver...
-------------------- |
|
|
|
Jun 2 2008, 10:42 AM
|
|
|
Membro ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 18 Registrado: 22-May 08 Membro N°: 85 |
Montei um arduino no fds...
Super simples, Soh vou fazer um upgrade, que eh trocar o Atmega de 8k por 16k, Mas eh bem funcional, Vou usa-lo para controlar o dimmer da lcd de acordo com o estado da lanterna do carro, e fazer ele ligar o amplificador e o LCD somente depois que o windows estiver iniciado e na tela do front-end.... |
|
|
|
Jul 19 2009, 01:26 PM
|
|
|
Membro Avançado ![]() ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 61 Registrado: 11-July 09 Membro N°: 694 |
Opa...Sobre RAM, os Arduinos ganharam um UP agora... Antes usavam o PIC 128, agora pulou pro 328 se não me engano. A RAm dobrou, parece.
Vou comprar um KIT arduino com Ethernet Shield ! É muito loco isso. ARDUINO USB + ATMEGA328 (32k) = R$110,00 32 k já deve dar pra brincar sim. Montei um arduino no fds...
Super simples, Soh vou fazer um upgrade, que eh trocar o Atmega de 8k por 16k, Mas eh bem funcional, Vou usa-lo para controlar o dimmer da lcd de acordo com o estado da lanterna do carro, e fazer ele ligar o amplificador e o LCD somente depois que o windows estiver iniciado e na tela do front-end.... Este post foi editado por Marcelo Souza: Jul 19 2009, 03:48 PM |
|
|
|
Sep 12 2009, 09:22 PM
|
|
|
Membro Avançado ![]() ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 61 Registrado: 11-July 09 Membro N°: 694 |
Bom.., eu terminei meu workshop relampago de Arduino. O Vicio veio BOMBANDO à toda, e voltei a fuçar em eletrônica como munca. Estou pra comprar um livro sobre Eletrônica embarcada, pois não conheço NADA de sistema elétrico de carros. Quero aprender mais. Só isso que me falta pra sair espetando arduino pelo carro inteiro. kkkk
Já montei alguns Arduinos, e é EXTREMAMENTE FÁCIL, pra quem sabe um pouco de eletrônica e programação, é bem rapido montar e criar uma programação funcional "rapidamente". Estou pra comprar mais uns 10 ATMEGA168 e montar mais uns 10 Arduinos, etc. Encomendei um acelerometro pra ele de 3 Eixos e também um sistema de controle de Voz gravada. (O Wave Shield). Pretendo fazer 3 coisas no carro. Pelo menos uma delas tem que funcionar... Fazer o carro falar e dar vários STATUS do mesmo. Portas abertas, Piloto Automatico Ligado/Desligado, Farois acesos, e por ai vai... Integrar o sensor de estacionamento XING-LING ao centrafuse... Já estudei uma forma relativamente simples de "pegar" o sinal do Sensor de Ré e jogar pro Centrafuse, através de Python e lendo o estado dos LEDS do sensor. O ruim desse método é que não vou ter um retorno preciso de "distancia", mas terei um retorno aproximado funcional. A vantagem é que vai ser mais simples de integrar a qualquer sensor de estacionamento... E o terceiro projeto (Sem ordem de preferencia ou execução), seria o que faz o retrovisor direito do carr abaixar para ajudar na manobra e não ralar a roda no Meio-fio. O mesmo voltaria a posição normal quando a Ré for desativada. E também teria um Delay para que toda vez que eu passe pela ré ele nao fique ativando e desativando... Só ativaria se engatar a ré e manter na ré por alguns segundos... É isso. Fora DEZENAS de outros projetos "fora do carro". Uma coisa simples que to fazendo no carro agora. Nada a ver com o forum, é trocar as luzes internas e do Painel por Leds. Fica BEM mais legal ! Mas isso é offtopic. Também queria um dia integrar o Ar central e até mesmo acionar o piloto automatico e Acelerar o carro pela central multimidia. Mas isso parece começar a ficar muito perigoso. kkkk (Mas dá pra fazer. rsrsrs) Opa...Sobre RAM, os Arduinos ganharam um UP agora... Antes usavam o PIC 128, agora pulou pro 328 se não me engano. A RAm dobrou, parece. Vou comprar um KIT arduino com Ethernet Shield ! É muito loco isso. ARDUINO USB + ATMEGA328 (32k) = R$110,00 32 k já deve dar pra brincar sim. |
|
|
|
Sep 12 2009, 09:26 PM
|
|
|
Cabeça...Vamos trocar ideia sobre o ARduino no carro. Eu não saco NADA de eletronica embarcada. To vendo se compro um livro que só fala disso, ou troco ideia com uns instaladores/mecanicos... Legal D+ o que vc quer fazer...DE ligar o LCD só quando o windows iniciar. |
|
|
|
Sep 25 2009, 11:47 PM
|
|
![]() Membro ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 24 Registrado: 14-March 08 De: Florianópolis, SC Membro N°: 25 Meu CarPC: FIAT UNO EP 96 Toshiba Satellite MB. 1.1ghz, 512 RAM, 80GB HD. 7" MidiJapan 2400x480 RCA LCD + 7" TouchSense Genérico. 3G + GPS + BTW + C-media 7.1 USB. Rodando XP sp2 + Carbox. Em breve. Mega-squirt(injeção eletronica 100% programavel) e RideRunner(skinning). |
To sumido pra caramba(alias meu UnoPc ta pronto, faltando acabamentos estéticos. Ainda devo as fotos).
To pesquisando sobre programas envolvendo automóveis pra Arduino(brinco com atmega's a algum tempo) e vim parar aqui denovo. Mas e aí? A galera tem algum projeto em mente? Estou pensando em criam um sistema de controle de cargas(a principio um painel digital) usando as i/o digitais e sensores crepuscular, temperatura e de chuva usando as i/o analógicas. -------------------- ![]() |
|
|
|
Oct 8 2009, 09:39 AM
|
|
|
Membro ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 28 Registrado: 3-February 09 De: São Paulo Membro N°: 412 |
eu estou acabando um computador de bordo com um arduino mega e LCD 20x4, resposta do carro por voz(usando waveshield), vai controlar tbm a suspensao do carro com um nunchuck.
ta ficando legal, olha o link http://www.youtube.com/watch?v=J_p57tXZtH0 estou com mais algumas coisas em mente, mas acho q nao vou conseguir acabar até o Xtreme semana q vem, q é controlar tudo pelo iphone(ligar/desligar o carro, controlar a suspensao a ar, abrir portas, buzina, etc...) pra quem nao conhece o carro é esse http://www.youtube.com/watch?v=15YPzw4YuBM quem tiver mais alguma sugestao manda ae. [ ]´s |
|
|
|
Oct 9 2009, 07:07 PM
|
|
|
Caraca André. Vc vai em algum encontro ? Pô precisava muito contactar alguém com mais experiencia na conexão "arduino-carro". Tenho vários projetos em mente.
Controlar o retrovisor, fazer o carro falar, etc... Montei 3 arduinos, e também um WaveShield, e to muito querendo começar a testar, mas já queimei 2 fusiveis no carro. kkkk Acho que vou queimar muitos ainda. Legal demais seus projetos ! eu estou acabando um computador de bordo com um arduino mega e LCD 20x4, resposta do carro por voz(usando waveshield), vai controlar tbm a suspensao do carro com um nunchuck. ta ficando legal, olha o link http://www.youtube.com/watch?v=J_p57tXZtH0 estou com mais algumas coisas em mente, mas acho q nao vou conseguir acabar até o Xtreme semana q vem, q é controlar tudo pelo iphone(ligar/desligar o carro, controlar a suspensao a ar, abrir portas, buzina, etc...) pra quem nao conhece o carro é esse http://www.youtube.com/watch?v=15YPzw4YuBM quem tiver mais alguma sugestao manda ae. [ ]´s eu estou acabando um computador de bordo com um arduino mega e LCD 20x4, resposta do carro por voz(usando waveshield), vai controlar tbm a suspensao do carro com um nunchuck. ta ficando legal, olha o link http://www.youtube.com/watch?v=J_p57tXZtH0 estou com mais algumas coisas em mente, mas acho q nao vou conseguir acabar até o Xtreme semana q vem, q é controlar tudo pelo iphone(ligar/desligar o carro, controlar a suspensao a ar, abrir portas, buzina, etc...) pra quem nao conhece o carro é esse http://www.youtube.com/watch?v=15YPzw4YuBM quem tiver mais alguma sugestao manda ae. [ ]´s |
|
|
|
Oct 14 2009, 08:36 AM
|
|
|
Membro ![]() ![]() Grupo: Membros Posts: 28 Registrado: 3-February 09 De: São Paulo Membro N°: 412 |
opa, eu vou em quase todos os encontros, esse eu nao fui pq estava finalizando algumas coisas da silverado, essa parte do carro responder por voz ja esta quase pronto, ele toca pelo waveshield os arquivos pré gravados usando um sintetizador de voz.
ta ficando bem legal, ainda falta um monte de coisinhas q eu tenho em mente, mas ta faltando mesmo é tempo pra ficar quebrando a cabeça. eu ainda sou meio novato com arduino, mas o q eu puder ajudar eu faço, só pedir. [ ]´s |
|
|
|
Jan 16 2010, 12:27 AM
|
|
|
Opa André. Meu WaveShield tá pronto a SECULOS e funcionando. Montei ele com um kit, porém com o Arduino e AtMega168 ele funciona muito mal, pq tem pouca ram. Tava querendo conseguir o 328...
Onde vc conseguiu ? Só acho o ATMega168, 328 impossivel no brasil. Acho que vou ter que importar... opa, eu vou em quase todos os encontros, esse eu nao fui pq estava finalizando algumas coisas da silverado, essa parte do carro responder por voz ja esta quase pronto, ele toca pelo waveshield os arquivos pré gravados usando um sintetizador de voz. ta ficando bem legal, ainda falta um monte de coisinhas q eu tenho em mente, mas ta faltando mesmo é tempo pra ficar quebrando a cabeça. eu ainda sou meio novato com arduino, mas o q eu puder ajudar eu faço, só pedir. [ ]´s |
|
|
|
![]() ![]() |
| Versão Simples | Horário: 7th September 2010 - 02:31 PM |